Blog

Gestão do atacado distribuidor versus rumo no mercado

01/08/2017

O que é gestão? Como fazer um diagnóstico sobre a gestão do seu atacado distribuidor? Muitas vezes graves problemas acabam sendo identificados somente quando a proporção de impactos causados por eles já ganhou força. Faça diferente e garanta seu espaço no mercado.

Novos concorrentes abrem as portas todos os dias e outros fecham por incapacidade de liquidez financeira. A caminhada pode ter sido curta, média ou longa, pode ter sido assolada pela crise, por tempos difíceis ou pior ainda: pela falta de gestão. Como está a sua caminhada?

Muitas vezes graves problemas acabam sendo identificados somente quando a proporção de impactos causados por eles já ganhou força e parte dos colaboradores da empresa percebem que a coisa não está boa. Essa é a hora de unir forças, unir cabeças pensantes e virar o jogo.

 

Mas afinal, o que é gestão?

Gestão refere-se a ação ou ao efeito de gerir ou administrar. Gerir consiste na condução à realização de um negócio. Administrar, por outro lado, consiste em governar, dirigir, ordenar ou organizar.

A gestão está em todos os lugares e é muito abrangente. É indispensável dentro das empresas e deve ser pensada e planejada de forma estratégica, deve coordenar as políticas internas e ações em prol do bom funcionamento de todas as áreas.  

Através do planejamento são tomadas decisões sobre onde jogar e como vencer. É também nessa fase que a alocação de recursos e o orçamento são formalizados e o desempenho é monitorado em relação às metas.

Defina estratégias, implementação e execução para a gestão da sua empresa, um passo de cada vez com as pessoas chaves da sua equipe e um software ERP serão necessários para melhora nos resultados.  

Abaixo algumas áreas da gestão importantes e dicas de ferramentas úteis para análise.

 

Gestão de finanças

É a administração eficiente dos recursos financeiros da organização. É assegurar a empresa uma estrutura financeira equilibrada não a colocando em risco a curto, médio ou longo prazo. A gestão de finanças é o coração da empresa.

Ferramentas de gestão sugeridas para gestão das finanças disponíveis do seu ERP:

Fluxo de caixa;

Resultado por plano de contas;

Resultado analítico;

DRE- Demonstrativo de Resultado do Exercício;

 

Gestão de compras

A gestão das compras é um fator determinante nos resultados da empresa. O estoque é braço direito das finanças e do relacionamento com o cliente. É uma atividade fundamental para uma gestão eficiente da organização.

Ferramentas de gestão sugeridas para gestão de compras disponíveis do seu ERP:

Metodologia para reposição de estoque;

Rotatividade do estoque:

Auxilia na tomada de decisões sobre investimentos em estoque;

Contribui com o setor de compras a fim de eliminar compras excessivas ou desnecessárias.

Contribui para que se mantenham níveis satisfatórios de atendimento da demanda. 

Possibilita identificar produtos obsoletos.

 

Gestão comercial

A gestão comercial guia os resultados da empresa e a política comercial e suas regras devem ser claras e objetivas para colaboradores e também para clientes. As políticas de mercado variam muito de acordo com a atividade exercida, tipos de produtos trabalhados e perfis de clientes. A importância desse tipo de gestão está justamente em concentrar esforços na eficiência das vendas, atendimento ao cliente, logística da atividade comercial, entre outros aspectos e processos gerenciais.

Ferramentas de gestão sugeridas para gestão de vendas disponíveis do seu ERP:

Análise de lucro;

Formação do preço de venda: tome cuidado;

Os descontos nas vendas estão equilibrados? Armadilha!

 

Busca de resultados

As empresas são compostas por departamentos e subdepartamentos interligados que trabalham em prol de um objetivo em comum que é atingir os resultados propostos, cada um deve contribuir com suas tarefas. O objetivo principal é otimizar o desempenho da empresa e consequentemente gerar mais lucro. 

Como está a produtividade do seu atacado distribuidor?

Quais os produtos que garantem 80% do seu faturamento? 

Entenda como estão os resultados da sua empresa respondendo apenas 4 perguntas.
 

Conclusão

A gestão do atacado distribuidor pode ser considerada como o principal fator de sucesso do negócio. Ainda que muitos empreendedores tenham a confiança de que o seu produto ou tamanho de mercado sejam mais importantes, a verdade é que apenas esses dois pontos não sustentam o negócio por muito tempo.

A importância de uma gestão de qualidade reflete-se na maneira como os empreendedores administram a empresa. Isso significa que uma boa gestão pode ser capaz de identificar erros e programar melhorias que tornarão o produto mais competitivo no mercado. A gestão eficaz pode mudar o rumo de uma empresa no mercado.

Saia do escuro e tome melhores decisões.

Veja também:

O que os grandes autores ensinam sobre fluxo de caixa?

Série Relatórios de Gestão: Classificação ABC

6 Passos para Tornar sua Distribuidora Mais Eficaz!

DEIXE SEU COMENTÁRIO