Blog

4 Perguntas para se fazer sobre os resultados de sua distribuidora

25/07/2017

Para muitas empresas o tal do resultado é desconhecido e obscuro, para outras é considerado uma ferida aberta, dolorida e com dificuldades de sarar e ainda para outras está em processo de cicatrização ou já cicatrizado mantido sob cuidados especiais. São 4 perguntas que se respondidas de forma precisa farão a diferença nos resultados da sua empresa.

Existem várias razões ligadas a existência de cada organização, porém uma delas é comum: todas querem ganhar dinheiro (exceto ONGs ou entidades sem fins lucrativos). É através do lucro que a empresa terá oportunidade de evoluir, investir, de oferecer mais qualidade, de entregar mais valor aos clientes e vários outros bons motivos poderiam ser citados aqui. E tudo isso depende dos resultados que sua distribuidora apresentar a curto, médio e longo prazo.

 

Para muitas empresas o tal do resultado é desconhecido e obscuro, para outras é considerado uma ferida aberta, dolorida e com dificuldades de sarar e ainda para outras está em processo de cicatrização ou já cicatrizado mantido sob cuidados especiais.

 

São 4 perguntas que se respondidas de forma precisa podem fazer muita diferença nos resultados da sua empresa, ou pelo menos podem guiar o gestor para que tenha indicadores importantes para o seu negócio.  

 

Antes de qualquer coisa o que é um resultado e o que isso tem a ver com a sua empresa?
Resultado é o efeito de uma ou mais ações, e ações são a execução das atividades organizacionais que se dividem em operacional, tática e atividades estratégicas. Sua empresa é movida por resultados oriundos da execução da atividade da empresa e estratégias de gestão em conjunto com ferramentas que apoiam a atividade. Se os resultados forem negativos ela não se desenvolve e passa por muitas dificuldades, o pior cenário pode ser considerado fechar as portas, se os resultados forem positivos além de se manter no mercado consegue se desenvolver.
 

É importante saber que os resultados são influenciados por fatores internos e externos da organização. Este artigo instiga a reflexão através de 4 perguntas sobre alguns indicadores e práticas de gestão que podem dar ao gestor uma visão macro e crítica do seu negócio. Vamos lá?

 

1. Como está a saúde financeira da sua distribuidora?

Poucos administradores conseguem responder com exatidão e segurança essa pergunta. Alguns dirão que estão faturando muito, mas alertamos que isso não significa que a saúde financeira da empresa está boa. Reflita e busque essa resposta caso você não tenha certeza. É preciso ter uma visão ampla e dinâmica da situação, a próxima pergunta irá esclarecer nosso ponto de vista.  

 

2. Qual o resultado líquido da sua distribuidora?

Esta é outra informação preciosa para as organizações, mas que poucas tem disponível na solução ERP que operam ou ainda das que tem, poucas usam. Eu pergunto para alguns gestores como eles se mantém firmes no mercado sem saber o resultado líquido e grande parte me diz que está conseguindo pagar as contas e isso é o que mostra que o negócio está andando. O resultado líquido é  um indicador que faz a demonstração do resultado líquido de um determinado período conhecido como DRE gerencial. Clique aqui para entender o que é, como funciona e a importância da DRE, e se sua empresa ainda não usa, eu sugiro que comece logo, talvez você se surpreenda com os resultados.  

 

3. Como sua distribuidora realiza a formação do preço de venda?

Parte do resultado líquido da empresa depende da correta formação do preço de venda. O cálculo do preço correto não é uma tarefa simples. É necessário conhecer todas as variáveis em jogo, e por isso mesmo recomendamos o uso de um software capaz de gerenciar estas atividades.

Você leva em consideração na formação do seu preço o imposto que será pago sobre a mercadoria? E a comissão? O custo fixo? Fique de olho na sua margem, já vi casos em que a empresa calculava uma margem simples em cima do custo e o resultado final de vários produtos era prejuízo por que não eram consideradas as variáveis envolvidas na venda. Imagine o rombo no resultado líquido do mês. Clique aqui para ver detalhes e exemplos sobre a formação do preço de venda.

 

4. Como sua distribuidora toma decisões?
Conhecimento, fontes confiáveis e dados estruturados são essenciais para tomada de decisão assertiva visando resultados positivos e crescimento da empresa. O “achismo” a médio e longo prazo geralmente leva as empresas para o buraco, ou com sorte para beira do buraco. Simples decisões podem afetar os resultados da empresa de forma brusca.

Vamos a um exemplo, como sua empresa decide o que ela deve comprar para repor no estoque? No famoso “olhômetro” imaginando a quantidade necessária para suprir a demanda? Espera acabar o estoque correndo o risco de perder vendas? Geralmente são duas coisas graves que acontecem nas empresas que não trabalham com metodologia de compra integrada ao sistema ERP conforme imagem ao lado. 

Estoque de mais é dinheiro parado e estoque de menos é dinheiro perdido. É um desafio comprar a quantidade ideal, mas existem metodologias para isso, clique aqui e conheça uma delas.   

 

Conclusão

O coração da sua distribuidora é a gestão das finanças que anda de mãos dadas com a gestão de vendas, de estoque, de compras, gestão de pessoas e com todos os outros departamentos de sua distribuidora.

Os resultados dependem de toda a empresa, desde as ações e atividades desempenhadas pelo operacional até a gerência. Os processos precisam estar bem definidos, alinhados e claros para cada departamento.

Os resultados dependem além de organização, de pessoas e do desempenho delas de soluções de gestão que forneçam as ferramentas necessárias para que um bom trabalho seja desenvolvido. Um sistema ERP de qualidade fará toda a diferença no dia a dia da sua distribuidora, além de maior produtividade e segurança você terá resultados confiáveis e informações consolidadas.

Não confunda faturamento com lucro. Muitas empresas não sabem quanto dinheiro estão perdendo, não sabem para onde está indo seu dinheiro e as que sabem além de conseguir melhores resultados acabam se destacando no mercado. Encontre parceiros que possam auxiliar a alavancar seu negócio. 

 

Veja também:

Como aumentar a eficiência nos 3 principais processos de uma distribuidora?

Um indicador que gera competitiviade no mercado: a produtividade da sua Distribuidora.

6 Passos para Tornar sua Distribuidora Mais Eficaz!

Conferência dos pedidos: entrega sem falhas

4 Sinais de que sua empresa precisa fazer um inventário de estoque

DEIXE SEU COMENTÁRIO