Blog

6 Passos para Tornar sua Distribuidora Mais Eficaz!

01/03/2017

Qual a diferença entre a sua distribuidora e o seu concorrente?

Por que seu cliente deveria comprar da sua distribuidora?

Essas são algumas perguntas básicas mas essenciais que devem ser respondidas.

Imagine que você e seu concorrente revendem exatamente o mesmo mix de produtos, com preços muito similares e valores de frete iguais, agora imagine que você e seu concorrente estão disputando um ótimo cliente de varejo.

Quais seriam os argumentos que poderiam lhe render vantagem para conquistar e manter o novo cliente?

Nestes casos onde não existe variação de produto e preço, os argumentos restantes são em torno da prestação de serviços que estão acompanhando a venda do produto, então você poderia apelar para o argumento da qualidade dos serviços prestados. Mas qualidade é um termo muito amplo, ambíguo, e muda de sentido conforme o segmento que estamos falando.

Especialmente na prestação dos serviços de uma distribuidora, qualidade poderia ser entendido como:

  • Performance (Rapidez na execução dos pedidos);
  • Confiabilidade (Produtos entregues exatamente como foi negociado, no prazo negociado);
  • Atendimento (Resposta a dúvidas, alterações de pedido, etc);
  • Características acessórias (Facilidade de pagamento da sua cobrança, etc);

 

Tornando sua distribuidora mais eficaz!

A percepção dos itens de qualidade acima, sem dúvida será fator decisivo para que seu cliente opte pela sua distribuidora.

Mas como transformar estes conceitos de qualidade em realidade dentro da sua empresa?

Para isso precisamos analisar os principais processos de uma distribuidora, e como podemos extrair o máximo de eficácia de cada um deles.

Abaixo um resumo dos processos (podem sofrer alteração de ordem conforme a empresa), e como a nossa solução ERP Almmati Gestor poderá ajudar.

 

Pedido

Tudo começa aqui! Seu cliente precisa perceber que o processo de fazer pedido é fácil e rápido. Múltiplos canais podem ser oferecidos ao seu cliente, site de e-commerce, e-mail, vendedor presencial, entre outros. Ainda é muito comum a presença do vendedor fisicamente no estabelecimento, e nesse caso, é muito importante não ocupar muito tempo de seu comprador, utilize uma ferramenta de venda mobile (tablet/celular) e consulte facilmente produtos, preços, históricos de compras, condições de pagamento, etc. Clique aqui e veja nossa solução de força de venda mobile.

 

Separação

Após a efetivação do pedido, cada minuto daqui em diante será precioso, e deverá estar integrado a um processo inteligente. O separador poderá, por exemplo, obter uma lista de todos os produtos vendidos para uma região, com indicadores de localização de cada produto, para se deslocar uma única vez a cada local do armazém e fazer a coleta (picking) do produto. Também poderá perceber falta de estoque de algum item e antecipar um novo pedido ao fornecedor. Nosso sistema de gestão está preparado para controlar pedidos atendidos parcialmente, e controlar entregas futuras necessárias.

 

Conferência

Entrega errada, além de retrabalho, custos com frete e outros danos, pode ter uma consequência muito pior. Deixar seu cliente em apuros.

Evite este transtorno com o sistema de conferência automatizada. Com este recurso simples, você terá certeza de que o produto separado é exatamente o mesmo que foi comprado. Seu conferencista não precisa ser um expert nas diversas variações dos produtos, o sistema irá guia-lo com indicadores coloridos caso alguma mercadoria física esteja incoerente com a venda.

 

Faturamento

Seu setor de faturamento poderá gerar notas fiscais em lote, ou seja, todos os pedidos que estão no processo serão faturados de uma única vez. Também serão enviados para impressora de uma única vez todas as Danfe’s e boletos bancários. Assim evitamos erros em notas fiscais que muitas vezes atrasam a viagem e entrega da mercadoria.

 

Preparação

Nesta fase você poderá preparar as mercadorias para serem transportadas, como impressão de etiquetas de identificação do produto, do cliente, da venda, de transportadores, etc. Com o sistema ERP Almmati Gestor, você poderá fazer a impressão de todas as etiquetas de uma única vez.

 

Transporte

Etapa essencial do processo, seja por transporte próprio ou através de transportadoras. Em caso de transporte próprio, você poderá utilizar um guia de embarque, que visa carregar o caminhão exatamente na ordem em que será mais fácil descarrega-lo. Rastrear mercadorias, controlar motoristas e ajudantes presentes em cada caminhão e sua carga, definir rotas de entrega mais econômicas.

 

Retorno

A percepção de qualidade da distribuidora não acaba com a entrega da mercadoria. Outros processos no retorno podem impactar o seu cliente, como a devolução de mercadorias (vencidas, avariadas, desatualizadas). Estas devoluções estão automatizadas dentro da nossa solução para que seja rápido e fácil e permita lançar créditos ao cliente caso necessário. Também irá facilitar acertos financeiros entre motoristas e ajudantes.

 

Nosso Processo Especialista

Com know-how de anos de atuação na área de distribuidoras, desenvolvemos um módulo exclusivo onde todos os processos da distribuidora podem ser automatizados em uma única tela. Os usuários serão facilmente guiados a cada processo, e cada processo com recursos e relatórios próprios. Desta forma, mesmo em um volume grande de pedidos, a chance de erros será drasticamente reduzida e certamente contará pontos para fidelização do seu cliente.

Clique aqui e assista um vídeo sobre ERP Almmati Gestor para Distribuidoras.

Clique aqui para mais informações.

 

Estes e muitos outros recursos para sua empresa!
Centenas de empresas confiam sua gestão nos softwares e consultorias da Almmati Sistemas.

Entre em contato e solicite uma demonstração!
Fone: (45) 3035-3587
e-mail: [email protected]

DEIXE SEU COMENTÁRIO