Blog

Como montar o processo ideal para sua pequena e média distribuidora prosperar. Parte 1: precificação e metodologia de estoque

23/11/2017

Como podemos melhorar significativamente o desempenho do pequeno e médio distribuidor com um orçamento que cabe no bolso?

Realizar processos operacionais com custo mais baixo, operar com o mínimo necessário e aumentar a margem de lucro por pedido, é o sonho de toda empresa.

As grandes empresas conseguem fazer isso com altos investimentos em automatização e robotização de quase todos os processos.

Porém essa não é a realidade do pequeno e médio distribuidor, então como podemos melhorar significativamente o desempenho com um orçamento que cabe no bolso?

Para isso, vamos entender os pilares que sustentam a “casa”, neste caso, a distribuidora.

 

 

Custo e precificação dos produtos

Por que é um pilar? Sem saber qual é o custo real da mercadoria que entra na distribuidora e como precificar corretamente, certamente a empresa já está ou ficará em sérios apuros.

Custo e preço não são uma arte da imaginação, e sim fórmulas (geralmente chatas) que devem ser aplicadas para garantir o tão esperado lucro.

Essas fórmulas variam de acordo com o regime tributário, com a UF da empresa, do fornecedor e do cliente. Confira neste post mais informações sobre como calcular o custo real do produto.

Caso este pilar não esteja firme, quem pode garantir que a empresa está tendo lucro em suas vendas? Já vimos casos em que quanto mais a empresa vende, mais prejuízo tem.

As fórmulas de custo e preço geralmente são complexas, por isso, fazer estes cálculos um por um se torna inviável e pouco produtivo.

Recomendo ao gestor conhecer muito bem a metodologia de custo e preço para fins de auditaria, e após isso, deixar o trabalho maçante para um bom sistema ERP fazer automático.

 

Estoque afinado

Por que é um pilar? Problemas como a ruptura de estoque fazem com que a empresa perca vendas, arranhe a imagem perante seus clientes, gere desmotivação por parte dos vendedores, etc.

Além disso, sem uma metodologia adequada, provavelmente a empresa gasta seus valiosos recursos nos produtos errados.

Todo mundo já sabe que estoque é igual a dinheiro $$$! Sabendo disso, por que não tratar esta área como se fosse a galinha dos ovos de ouro?

O processo de compras deve ser regido por metodologia, assim como o custo e preço. Estas metodologias visam responder as perguntas:

O que comprar?

Quando comprar?

Quanto comprar?

De quem comprar?

Por que comprar?

Se a empresa tem dificuldades para responder a estas questões com rapidez, é o momento de investir em uma metodologia para gestão de estoque integrada ao seu sistema ERP. Veja neste post uma metodologia para gestão de estoque.

Se a palavra estoque é muito abstrata e complexa, tente refazer as perguntas acima com algo mais palpável como dinheiro:

Com o que gastar dinheiro? Quando devo gastar dinheiro? Quanto devo gastar? Com quem gastar? Por que gastar?

 

Veja a parte 2 deste artigo, que irá abordar os outros 2 pilares: Vendas e logística interna.

 


Sua distribuidora sofre com algum destes problemas? Nós podemos auxiliar!

Clique aqui e solicite um bate papo com nossos consultores, será um prazer!
Fone: (45) 3035-3587
e-mail: [email protected]

 

 

Veja também:

O que os grandes autores ensinam sobre fluxo de caixa?

Série Relatórios de Gestão: Classificação ABC

6 Passos para Tornar sua Distribuidora Mais Eficaz!

 

DEIXE SEU COMENTÁRIO