Blog

Solucionando a ruptura de estoque – Ponto de pedido

05/07/2017

Como alcançar maturidade quando o assunto é estoque? Você sabe como calcular o Ponto de Pedido dos seus produtos? Estes e outros assuntos serão abordados neste pequeno artigo.

Efeitos da ruptura do estoque

Se a sua empresa sofre com a ruptura de estoque (falta de produtos) com certa frequência, e, isso afeta o desempenho das suas vendas, este pequeno artigo pode ser útil.

Ainda é muito comum vermos empresas com dificuldades no gerenciamento do estoque. Os motivos são variados como: muitos itens para gerenciar e poucas pessoas para gestão, ou, não ter dados confiáveis para saber quais produtos são essenciais para empresa e histórico de demanda destes produtos, entre outros.

Os efeitos da ruptura de estoque são graves: Arranhar a imagem da empresa ou perder a venda para um concorrente que possua todos os itens que seu cliente precisa, são efeitos muito prováveis, mas pior do que perder uma venda, é perder o cliente que foi conquistado com muito custo.

Custo realmente alto, pois segundo pesquisas a conquista de um novo cliente custa até 5 vezes mais do que manter um cliente antigo.

 

Como criar maturidade quando o assunto é estoque?

Novamente citamos o autor W. Deming: “O que não é medido não é gerenciado”.

Para alcançar a maturidade no gerenciamento de estoques, é necessário possuir informações básicas como:

  • Quantidade média de vendas de cada item;
  • Classificação ABC de produtos para identificar quais itens são essenciais para sua empresa;
  • Quantidade física em estoque apta para venda;
  • Quais são os fornecedores e tempo de entrega de cada um;
  • Se existe variação entre previsão de entrega x entrega real de cada fornecedor;
  • Se existem vendas sazonais e quais itens são afetados por estas vendas;

Repare que todos estes dados, são dados internos da sua empresa. Estes dados não podem ser adquiridos, comprados, mensurados do lado de fora da sua empresa. Para que estes dados possam ser armazenados e se tornarem informação útil, é importante contar com um sistema de informação ERP (Enterprise Resource Planning) capaz de guardar estes dados de forma estruturada. Sem o auxílio de um sistema ERP, esta tarefa essencial será muito difícil de ser cumprida, devido a quantidade de produtos e processos que existem em uma empresa.

 

Solucionando a ruptura de estoque – Ponto de reposição/pedido

Com estes dados que foram apresentados anteriormente em mãos, a empresa poderá começar a usufruir dos benefícios da boa gestão. Combinando estes dados entre si e utilizando de algumas poucas fórmulas, sua empresa poderá vencer o grave problema da ruptura de estoque.

Um método que existe a décadas, mas ainda desconhecido por muitos, é chamado de ponto de reposição ou ponto de pedido.

Este método visa mostrar qual é o timing para disparar um pedido de compra para seu fornecedor, para que a mercadoria chegue até sua empresa antes de zerar e romper seu estoque. Vejamos sua fórmula:

 

PP = C * TR +ES

PP = Ponto de pedido/reposição

C = Consumo médio do produto (média de vendas do produto)

TR = Tempo de reposição (dias que seu fornecedor demora para entrega-lo)

ES = Estoque de segurança

 

Exemplo: A empresa comercializa um produto que vende em média 15 unidades por dia. O fornecedor do produto demora em torno de 10 dias para fazer a entrega, temos:

PP = 15 * 10 + 0

PP = 150. Quando o estoque deste produto chegar a 150 unidades, é o momento para se fazer o pedido de compra para o fornecedor. Desta forma quando seu estoque estiver próximo a zerar, sua empresa receberá a reposição do fornecedor.

A sazonalidade das vendas ou possíveis atrasos de entrega por parte do fornecedor, levam as empresas a trabalharem com estoque de segurança. Este estoque é mantido na empresa como prevenção aos imprevistos que podem ocorrer.

É muito importante manter estoque de segurança para os produtos que tem classificação A e B do estoque, ou seja, aqueles que garantem grande parte do seu faturamento, e qualquer ruptura de estoque nestes produtos certamente irão acarretar em prejuízos.

Abaixo um gráfico “serrote”, retirado do sistema ERP Almmati Gestor com um produto real que exemplifica o movimento de estoque (reposição e vendas), seu ponto de pedido e estoque de segurança. Reparem que neste caso não houve nenhuma ruptura de estoque.

 

Tecnologia auxiliando as empresas

Os sistemas ERP conseguem analisar todos estes dados, de milhares de produtos, e encaminhar via e-mail relatórios prontos com todos os produtos que precisam de reposição.

Este e-mail pode ser enviado para o setor de compras da empresa, ou até mesmo, ser enviado direto para o fornecedor do produto, já solicitando reposição, sem depender de processos burocráticos de cotação, aprovação, etc.

 

 

Estes e muitos outros recursos para sua empresa!
Centenas de empresas confiam sua gestão nos softwares e consultorias da Almmati Sistemas.


Clique aqui e solicite uma demonstração. 
Fone: (45) 3035-3587
e-mail: [email protected]

 

 

Veja também:

O que os grandes autores ensinam sobre fluxo de caixa?

Série Relatórios de Gestão: Classificação ABC

6 Passos para Tornar sua Distribuidora Mais Eficaz!

DEIXE SEU COMENTÁRIO