Blog

Estoque da loja x estoque do depósito, como controlar de forma integrada ao seu ERP?

03/10/2017

Um CNJP e dois ou mais estoques para gerenciar? Grades e lotes com validade nos produtos? Confira neste artigo sugestões de como organizar seu estoque afim de facilitar o gerenciamento.

A maturidade de gestão dos estoques faz com que algumas empresas criem suas próprias estruturas e organizem o estoque da melhor forma possível afim de atender de forma simples e prática os processos diários operacionais de venda e compra que envolvem a separação e reposição de produtos. Vamos neste artigo abordar um exemplo comum em várias empresas que é a necessidade de controlar as quantidades em estoque do depósito e do estoque da loja.

 

Faça um brainstorming com sua equipe, organize as ideias e planeje as ações

Antes de começar as mudanças faça um escopo simples e objetivo da nova organização de estoque. Sugerimos que faça um bate papo com sua equipe para entender dificuldades encontradas no gerenciamento de estoques, na separação, no armazenamento, devoluções e demais atividades de rotina e também coletar ideias sobre qual a melhor forma de resolver os problemas do dia a dia, ou mesmo qual a melhor solução para as novas necessidades da empresa, colete e discuta ideias.

Um processo bem formulado deve prever todas (ou quase todas) as situações do dia a dia, e ninguém melhor do que quem está com a mão na massa para contribuir. Provavelmente muita coisa será discutida no brainstorming, organize as ideias (dica: use para isso a planilha 5W2H), bata o martelo no escopo e inicie as mudanças.   

 

Sugestão de controle para estoque loja x estoque depósito

Sugerimos a organização por Local de Estoque, ela é muito utilizada pelas empresas para fazer a gestão de quantidades em locais de estoque distintos. O recurso oferecido pela Almmati Sistemas é bem dinâmico, um exemplo disso é que a empresa pode dar um nome alternativo para a opção de grades e lotes para melhor se adaptar ao seu contexto.

Não há limites de locais de estoque no produto, e além disso é possível controlar lotes com data de validade e grade de cada produto dentro de cada local de estoque. Certifique-se de que o software oferece ferramentas para agilizar e facilitar os manuseios do estoque, por exemplo um meio de fazer transferência de quantidades de produtos entre locais de estoque.

Veja alguns exemplos abaixo:

Controle simples com locais de estoque:

 

Organização completa com local de estoque controle de lote com vencimento e grade:

 

Transferência do local de estoque depósito para loja:

Dicas de como manter o controle e a organização do estoque:

  • Treine sua equipe: todos os colaboradores que tem algum envolvimento com o manuseio de estoque devem conhecer a nova organização;
  • Revise os processos de devolução de mercadorias, principalmente das vendas que ocorreram sem organização de estoque;
  • Implemente a ação, avalie constantemente e se for preciso mude detalhes do processo que não derem certo (dica: use o PDCA);
  • Avalie os resultados e compartilhe com a equipe.

Conclusão

Um controle de estoque eficiente dentro da organização apresenta muitas vantagens, entre elas a assertividade de entrega ao cliente sobre a disponibilidade de produtos, a gestão de compras da quantidade mais próxima do ideal para atender a demanda e indicadores importantes para uma melhor gestão do estoque como por exemplo o giro de estoque.

O envolvimento da consultoria do software é importante na definição das etapas da nova organização de estoque e de todos os processos ligados a ele. 

 

Veja também:

O que é e qual o cálculo realizado na classificação ABC de vendas?

Potencializando o telemarketing com o sistema de gestão ERP Almmati Gestor

4 Sinais de que sua empresa precisa fazer um inventário de estoque

DEIXE SEU COMENTÁRIO