Blog

A estrutura das empresas para atuar em um ambiente tributário complexo e oneroso

16/03/2017

O Brasil tem um sistema tributário complexo e difícil de gerir, e esse nem sempre é um tema que desperta o interesse dos administradores e gestores das organizações. De acordo com o IBPT – Instituto Brasileiro de Planejamento Tributário –  as empresas precisam cumprir, em média, cerca de três mil diferentes normas tributárias. Esse fato leva a constantes erros no cumprimento de obrigações acessórias, o que, muitas vezes, impacta no próprio recolhimento do tributo.


Segundo a revista Mundo Corporativo a complexidade dos tributos no Brasil e as mudanças frequentes na legislação tributária passaram a exigir das empresas um programa estruturado de governança tributária. A meta é responder de forma antecipada às necessidades de compliance e, sobretudo, evitar riscos – um desafio central na gestão financeira das organizações.

As constantes mudanças no regulamento das obrigações fiscais (Federal, Estadual e Municipal) demandam de estrutura para gerenciar e controlar as práticas tributárias e ainda trazem um grande desafio de interpretar as leis adequadamente. São motivos que fazem com que seja necessário que as empresas contem com o acompanhamento de especialistas nesta área.

O contribuinte tem o dever de emitir a nota destacando corretamente todos os impostos de sua responsabilidade, assim como apresentar mensalmente os demonstrativos fiscais com movimentações de entrada e saída de mercadorias, estes que servem de base para que o escritório contábil gere as guias para pagamento das obrigações.  É importante salientar que o fisco se reserva o direito de revisar o pagamento dos impostos nos cinco anos seguintes e se encontrar, segundo seu entendimento qualquer insuficiência exigirá o imposto acrescido de multas pesadas e juros que muitas vezes acarretam no fechamento das portas da empresa.

A burocracia é considerada por alguns empreendedores o maior desafio do seu negócio, por isso a solução ERP Almmati Gestor conta com uma série de facilitadores que visam amenizar os impactos causados pela complexidade tributária.

A configuração tributária do sistema conta com um recurso que automatiza a inserção do perfil de tributos em cadastros de novos produtos no lançamento do XML de compra, não demandando que a pessoa que faz esse processo tenha conhecimento nesta área. Isso permite que as empresas deleguem esse tipo de atividade para colaboradores que não conhecem o mundo dos impostos. Para os produtos já cadastrados oferecemos um serviço de parametrização onde trabalhamos em conjunto com a empresa e escritório contábil a fim de configurar a tributação para todas as operações realizadas pela organização (venda, bonificação, transferência, devolução, etc).    

Outra vantagem de se utilizar o recurso de perfis tributários do ERP Almmati Gestor é a praticidade na manutenção dos impostos por produto quando houverem alterações na regulamentação. É possível realiza-las rapidamente sem a necessidade de acessar o cadastro de cada item individualmente. Apenas com alguns cliques tudo estará parametrizado de acordo com as novas normas. Além disso o sistema dispõe de relatórios fiscais consolidados e detalhados para conferências tributárias.

Segundo especialistas a tendência é que a área tributária comece a ganhar cada vez mais uma abordagem estratégica para as empresas dentro do contexto de gestão financeira. Além do dever de cumprir as normas legais os tributos devem fazer parte da formação do custo final e do preço de venda dos produtos (fórmulas de precificação disponíveis no ERP Almmati Gestor). As empresas devem levar a área tributária em conta no planejamento que objetiva um resultado operacional lucrativo e para isso devem contar um um software de gestão eficiente no dia a dia.    

Almmati Sistemas pode auxiliar na reestruturação tributária de sua empresa, clique aqui e solicite uma demonstração. 

DEIXE SEU COMENTÁRIO