Blog

EXCEL x ERP? Nós temos 8 (bons) motivos pra você abandonar suas planilhas!

05/01/2017

 


Já se foi o tempo em que o custo de um sistema ERP é alto e seus benefícios inalcançáveis. Quando se fala em investimento, imediatamente a relação custo x benefício vem à tona, e se o orçamento ficar alto, a análise dos benefícios nem se quer é feita e a primeira alternativa costuma ser aderir às boas e velhas planilhas.

Superficialmente, o custo de uma planilha é praticamente zero, sendo desleal comparar com o custo de um ERP, e por esta razão, a pequena empresa fica com uma visão comprometida do negócio, utilizando grande parte do tempo para alimentar essas planilhas e adiando uma análise real e precisa para as tomadas de decisões.

Nós listamos 8 principais motivos para as pequenas empresas investirem em um software ERP: 

1) Controle centralizado: as empresas (por mais pequenas que sejam) são divididas em múltiplos setores, grupos e/ou processos. O ERP faz isso! Centraliza informações e processos de todos estes setores em um único banco de dados.

2) Custo das planilhas: você já calculou o custo do uso das planilhas? A resposta está na mão-de-obra gasta para alimentar a mesma informação em vários lugares. O retrabalho, a grande margem de erro e a limitação de informações são os principais retrocessos do uso das planilhas.

3) Visão geral do negócio: um sistema integrado de gestão, proporciona ao gestor uma visão geral da empresa num só lugar, onde se adquire prontamente informações importantes pra se planejar e tomar decisões.

4) Segurança: administrar um negócio com o uso de ERP é uma das maneiras mais seguras de guardar informações, já que através do controle de usuários, permissões e acessos os dados só ficam disponíveis para quem realmente interessa.

5) Controle das vendas: controlar qualquer tipo de venda por planilhas é inviável. Não há um processo definido, nem uma conferência ou qualquer confirmação de retorno, recebimento e/ou perda. Com o auxílio de um ERP é possível simplificar e agilizar o processo de vendas em questão de segundos, com resultados fiscais, financeiros e de estoque, imediatos.

6) Atualização tecnológica: para não ficar parado no tempo, as atualizações no ERP são constantes, o que permite à empresa acompanhar e utilizar constantemente novos recursos e novos processos para o seu crescimento, bem como, solicitar recursos exclusivos para o seu negócio, além das atualizações fiscais conforme a legislação.

7) Parceria a longo prazo: escolha um fornecedor de software, que atenda ao que o você e seu negócio precisam, para uma boa e longa parceria. Experiência, estrutura, qualidade, suporte técnico e boas referências contam bastante, além do custo x benefícios  que o ERP vai proporcionar através do tempo.

8) Flexibilidade: o ERP proporciona ao usuário inúmeras possibilidades de melhorar seus processos. Se necessário, eles podem ser revistos e alterados de acordo com a necessidade da empresa, além de permitir exportar e importar dados em diversos formatos, bem como, a personalização de relatórios e informações.

Nem sempre as pequenas empresas precisam de todos os módulos que um ERP disponibiliza, nesse contexto, o investimento inicial pode ser bem reduzido, mas o mais importante é que as soluções implantadas pelo software atendam ao que o negócio precisa hoje e ao que ele vai precisar conforme seu crescimento.

O ERP Almmati Gestor está pronto para apresentar uma nova cultura organizacional para o seu negócio e resolver aquela dificuldade de gestão, de uma maneira bem simples. Solicite uma demonstração através dos nossos canais de comunicação, que nós vamos até você: (45)3035-3587, [email protected] ou www.almmati.com

   

DEIXE SEU COMENTÁRIO