Blog

Por que utilizar a conferência automatizada de compra no atacado distribuidor?

05/09/2017

Vários pedidos de compra diários chegam para armazenamento, qual o processo ideal a ser realizado a fim de ter um estoque organizado e sem inconsistências? Existem 3 pilares que serão necessários: pessoas, processos e tecnologia.

A entrada de mercadorias no atacado é um dos principais processos logísticos de distribuição, que por sua vez desencadeia vários subprocessos. Esse conjunto de processos tem como objetivo principal alcançar a eficiência logística que depende principalmente da estrutura de três pilares: pessoas, processos e tecnologia.

A tecnologia neste contexto deve oferecer um sistema de gestão especialista na área para que as pessoas tenham disponível ferramentas e formas de automatizar tarefas, eliminar erros e diminuir esforços.

Você confere todos os produtos enviados pelo seu fornecedor de maneira estruturada ou é na prancheta com papel e conferência no olho? Conhece a conferência de mercadorias da compra automatizada? Ela é um passo importante para implantar a conferência de mercadorias na venda.

 

Conferência a prova de falhas

Antes de implantar um processo de conferência de compras via código de barras tente responder algumas perguntas:

  • O cadastro dos seus produtos está organizado?
  • Ocorrem inconsistências no estoque com frequência?
  • Consegue identificar onde estão as falhas que furam o estoque?
  • Os produtos estão com código de barras correto?

São algumas das perguntas que assombram o dia a dia de muitos gestores. Existem técnicas e ferramentas quem devem agregar aos processos logísticos. A conferência automatizada da compra é uma delas, ela possibilita identificar falhas do fornecedor seja no envio da quantidade ou envio de produtos erroneamente, organizar os cadastros dos itens, etiquetar os produtos e diminuir inconsistências no estoque. Abaixo uma demonstração de conferência de uma compra onde todos os produtos comprados foram conferidos via código de barras:

 

Diagnóstico da conferência via status:

  • O produto código 5009 está sem o código de barras do fornecedor, está com nome incorreto e o fornecedor mandou 2 unidades a mais do que foi realmente comprado/faturado;
  • O produto código MA0129 está sem o código de barras e não foram enviadas as 13 unidades pelo fornecedor;
  • Em contrapartida o fornecedor enviou 13 unidades do produto código E150.
  • Após a conferência deve-se tomar as medidas necessárias para solução das falhas. Ajustes nos cadastros que podem estar com alguma configuração de compra incorreta, emissão de nota de devolução, etc.

 

O problema está nos detalhes, cuidado!

Antes de iniciar a implantação da conferência faça uma reunião com a consultoria do sistema e não se esqueça de nenhum detalhe, com quais tipos de unidade de medida sua empresa trabalha, que tipo de etiquetas utiliza, como e onde será realizada a conferência, quem serão os responsáveis, já dispõe de leitores de códigos de barra, entre outros.

A conferência disponibilizada pela solução ERP deve ser prática e intuitiva, nada de burocratizar. O objetivo é que os resultados sejam imediatos e que os colaboradores se adaptem ao processo com facilidade. Para dar certo depende também de pessoas que queiram fazer a coisa certa, de pessoas eficientes.

 

Conferência sem papéis

Implantando um modelo de conferência de mercadorias de compra no seu sistema ERP seu departamento irá retribuir para a diminuição do consumo e armazenamento de papel, não será mais necessário imprimir folhas para conferência ou armazenamento pois o histórico fica disponível no sistema ERP. Além disso, o meio ambiente agradece e sua empresa economiza.

 

Conclusão

Muitas vezes sabemos que existem problemas dentro da nossa empresa mas acabamos não encontrando formas de eliminá-los. Os melhores sistemas de gestão dispõem de recursos e ferramentas que podem deixar sua empresa mais produtiva, busque uma consultoria.   

Uma das dimensões de qualidade dentro das organizações é a confiabilidade. Isso significa que ao fazer uma venda é poder confiar na quantidade em estoque disponível no seu ERP, é poder confiar na quantidade armazenada fisicamente, é poder confiar no seu fornecedor e nos prazos. É também um ciclo de processos que precisa ter os três pilares da eficiência logística bem estruturados: pessoas, processos e tecnologia.

 

Veja também: 

3 boas práticas para o controle de cheques pré-datados no seu sistema ERP

Boleto Registrado e Integrado ao Seu Sistema de Vendas. Por que Isso é Essencial?

Está com dificuldades na hora de delegar? Seu sistema ERP pode ajudar!

DEIXE SEU COMENTÁRIO