Blog

Está com dificuldades na hora de delegar? Seu sistema ERP pode ajudar!

23/08/2017

Gerir o tempo com eficiência é uma tarefa árdua para maioria dos gestores e coordenadores. Muitas vezes ficamos no modo automático de produção diário e não paramos para pensar que tarefas podem ser delegadas. Se está com dificuldades em definir como e o que delegar? Este breve artigo pode te ajudar.

a importância de delegar dentro das empresasGerir o tempo com eficiência é uma tarefa árdua para maioria dos gestores e coordenadores. Muitas vezes ficamos no modo automático de produção diário e não paramos para pensar que tarefas podem ser delegadas. Quanto tempo por dia ou mês você usa para tarefas operacionais na sua empresa? Se concentrar nas competências de gestão é essencial para a melhor condução de qualquer negócio.

A sugestão deste breve artigo é que você pare, pense e defina o que pode ser delegado e o que realmente precisa ser realizado por pessoas chave. Talvez você esteja sobrecarregado e outra pessoa da sua equipe tenha tempo hábil e capacidade para auxiliar em algumas atividades.

Abaixo veja algumas dicas para auxiliar na análise e criar novos insights de acordo com a operação da sua empresa.

 

Limite permissões de acesso aos recursos, telas e relatórios do seu ERP para cada colaborador.  

Sua empresa tem vários colaboradores, cada um deles tem sua função e atividades pré-estabelecidas. Muitas vezes, algumas tarefas não são delegadas devido a restrição de informações gerenciais, e a empresa está correta em restringir, mas existem formas de delegar sem interferir nessa política interna.  

Vamos a um exemplo, é possível ter um colaborador cadastrando as contas a pagar da empresa sem ter acesso a outras informações como o montante a pagar ou pago por período, valores de títulos já cadastrados, valores de títulos por fornecedor, etc. Basta personalizar as permissões do usuário no seu sistema ERP para que ele possa somente cadastrar contas, não poderá pesquisar contas já cadastradas nem alterar ou inativar.  O comportamento de acesso limitado pode ser parametrizado em todas as telas, isso ajuda a definir quais tarefas podem ser delegadas.

 

No processo de lançamento de compra do fornecedor o seu sistema ERP deve ser responsável por cadastrar novos produtos e atribuir a tributação equivalente de forma automática. 

São funcionalidades que fazem toda a diferença no lançamento de uma compra. Você não precisa dispor de uma pessoa com conhecimento em tributos para lançar a compra, ou seja, pode delegar para um colaborador de nível operacional.

Ao importar o XML de compra o sistema irá carregar automaticamente todos os produtos da compra indicando os novos cadastros, é possível fazer edições de nome de unidade, vincular a marcar, grupo e subgrupo. O NCM, CEST e a tributação seja do regime simples nacional, lucro presumido ou lucro real serão atribuídas de forma automática ao novo cadastro.  O processo é rápido e prático.
 

Utilize um sistema ERP que calcule o custo final de compra do seu produto automaticamente, não é viável fazer isso manual.

Além de abrir margem para erros é um trabalho oneroso. O custo do produto envolve uma série de variáveis e demanda de conhecimento sobre impostos para fazer o cálculo correto. Nós fizemos um artigo que demonstra como calcular o custo real do seu produto, ele é breve e vai deixar claro como isso funciona.

Delegue ao seu sistema ERP essa responsabilidade, o cálculo deve ser feito de forma automática.

 

Conclusão

Os administradores e linha de frente precisam se concentrar nas competências de gestão e para isso é essencial delegar. Muitos estão presos a processos operacionais diários que podem ser repassados a outros colaboradores. Planeje isso, entenda os recursos que seu ERP oferece e faça as adaptações para acompanhamento das atividades delegadas.

Delegar e automatizar processos pode reduzir significativamente o tempo focado no operacional. Isso significa mais tempo disponível para planejamento orçamentário, estratégias de mercado e consequentemente melhores resultados!

 

Veja também:

O processo de devolução de mercadorias assombra sua distribuidora?

Conferência dos pedidos: entrega sem falhas

4 Sinais de que sua empresa precisa fazer um inventário de estoque

DEIXE SEU COMENTÁRIO