Blog

Como aumentar a eficiência nos 3 principais processos de uma distribuidora

13/07/2017

Neste artigo será abordado a eficiência nos 3 principais processos dentro de uma distribuidora: Entrada, Armazenagem e Saída das mercadorias. Para apoiar a eficiência destes processos, a empresa deverá dar atenção aos 3 recursos mais valiosos: Pessoas, Processos e Tecnologia.

Em todas as distribuidoras existem 3 processos principais, que dão origem a diversos subprocessos.

São eles: Entrada, Armazenagem e Saída.

A eficiência nestes 3 processos, garantem a qualidade e competitividade da empresa.

Mas antes de iniciarmos o conteúdo deste artigo, vejamos melhor, qual é o conceito de eficiência, segundo Peter Drucker:

 

"A eficiência consiste em fazer certo as coisas:

geralmente está ligada ao nível operacional,

como realizar as operações com menos recursos – menos tempo,

menor orçamento, menos pessoas, menos matéria-prima, etc…"

 

Eficiência está ligado ao nível operacional, ou seja, como fazer certo os principais processos da distribuidora.

O sucesso ou eficiência de uma distribuidora está apoiado nestes 3 pilares: Pessoas, Processos e Tecnologia.

Em resumo: Pessoas bem treinadas que se utilizam da tecnologia para automatizar tarefas e reduzir esforços, capazes de cumprir processos simples e funcionais.

Abaixo veremos de maneira macro, algumas dicas para aumentar a eficiência nestes processos, utilizando-se destes 3 pilares.

 

Entrada

O processo de entrada das mercadorias deve estar organizado, e intimamente ligado ao processo de armazenagem.

Para evitar filas, o descarregamento dos caminhões deve ser agendado. Existem aplicativos para gerenciamento de pátio, que comunicam ao motorista do caminhão em qual horário e doca ele deve descarregar.

Um indicador ruim em qualquer armazém, é não saber onde exatamente colocar a mercadoria recém descarregada. Nestes casos a mercadoria fica em área aberta, aguardando sua devida coleta e armazenagem.

Para resolver este problema, novamente um sistema de informação pode ajudar, indicando o local de armazenagem correto e alocando um operador que esteja ocioso para armazenar os produtos.

Também importante é o processo de conferência dos produtos que estão entrando no armazém. Além da conferência física de avarias, a conferência digital para garantir que os produtos constantes na nota fiscal foram realmente os produtos da ordem de compra.

Com o auxílio de um sistema de informação, também é possível fazer cross-docking, onde a mercadoria nem chega a ser armazenada, e vai direto para o carregamento em direção ao cliente. Este processo exige um timing perfeito para que a entrega ocorra sem atrasos e a mercadoria não fique aguardando carregamento por muito tempo, o que poderia ocasionar avarias e um ambiente visualmente bagunçado.

 

Armazenagem

Mercadorias armazenadas no chão, sem identificação, são indicadores de problemas dentro do armazém. É importante que cada mercadoria (SKU) tenha seu devido endereço dentro do centro de distribuição. Salvo em casos de estratégia de separação, dois ou mais endereços diferentes para o mesmo produto devem gerar um sinal de alerta, pois sua localização ganha uma complexidade extra que poderia ser evitada.

Também é importante ter uma classificação ABC da demanda de cada produto. Produtos com classificação A e B devem estar armazenados mais próximos das áreas de carregamento, evitando assim um deslocamento maior dentro do armazém.

A divisão do armazém em setores e endereços auxilia muito no processo de separação. Mesmo em pequenas distribuidoras essa prática é muito importante. Desta forma a dinâmica de separação poderá ser feita até mesmo pelos funcionários novatos.

 

Saída

Para ter um processo de saída eficiente, é importante contar com um sistema de gestão para armazém. Pois o sistema poderá fornecer dados preciosos para separação, como endereço, setor, melhor rota dentro do armazém e alocar os recursos humanos de forma eficiente para não sobrecarregar um separador e deixar outros ociosos.

Uma área de conferência de pedidos deve ser reservada dentro do armazém. É nesta área que os produtos separados fisicamente serão confrontados com o pedido do cliente. Desta forma você garante que os produtos entregues ao cliente final serão realmente os que foram comprados.

O carregamento do caminhão merece uma atenção especial, para que siga a ordem em que as mercadorias serão descarregadas ao longo de sua rota. Então os produtos carregados por primeiro, serão os últimos a serem entregues, poupando assim tempo dos motoristas e auxiliares.

Vale para saída, o mesmo sistema de gerenciamento de pátio da entrada, ou seja, o caminhão encosta na doca no momento correto, com os carregadores já sabendo o que devem fazer.

 

Conclusão

Estes 3 processos principais, ocorrem em todas as distribuidoras, de todos os portes. Quanto maior a distribuidora, mais robotizado e automatizado serão estes processos.

Mas isso não impede que as pequenas distribuidoras, com menos recursos, também sejam eficientes na condução destes processos.

Afinal, sucesso é fazer o melhor possível com os recursos que temos no momento.

 

 

Veja também:

O que os grandes autores ensinam sobre fluxo de caixa?

Série Relatórios de Gestão: Classificação ABC

6 Passos para Tornar sua Distribuidora Mais Eficaz!

 

DEIXE SEU COMENTÁRIO