Blog

Como conectar diversas filiais, milhares de dados em tempo real, em um único ERP?

16/06/2017

Se a sua empresa possui filiais, ou mesmo, vários PDV’s (pontos de venda), e está difícil sincronizar informações e fazer com que todos falem a mesma língua, talvez este artigo possa ser útil.

Se a sua empresa possui filiais, ou mesmo, vários PDV’s (pontos de venda), e está difícil sincronizar informações e fazer com que todos falem a mesma língua, talvez este artigo possa ser útil.

Na estrutura de matriz/filiais, é comum o desejo de centralizar um setor administrativo, que cuide das compras, manutenção de preços e gestão de finanças em uma única unidade da empresa.

Geralmente a matriz assume este papel. Fazendo isso a empresa consegue economizar tempo, dinheiro, e principalmente, ganhar em organização!

Imagine uma empresa que mantenha um estoque com 10 mil itens diferentes (SKU’s), e faz um esforço para gerenciar estes itens, como: regularizar situações tributárias, analisar estoque e compras, precificar corretamente cada um dos itens, etc. Certamente é um esforço muito relevante, mesmo contando com um software ERP. Agora imaginemos que esta empresa possua mais 6 filiais com exatamente os mesmos itens. Neste caso, passamos a ter 70 mil itens para serem controlados. E os problemas certamente vão aparecer! Problemas como: preços diferentes entre as filiais, custo de compra diferente, dificuldade para integrar relatórios de vendas, e muitas outras situações desagradáveis.

 

Possíveis soluções

Sem dúvida uma solução fácil, porém mais custosa, é a padronização de uma rede VPN que possa interligar todas as empresas, formando assim uma única rede privada de comunicação, e, contar com servidor poderoso capaz de processar todas as requisições.

Esta solução tende a ser custosa, e muito provavelmente temporária. Pois com o passar dos anos, o volume de dados gerados pelas empresas tende a aumentar muito, o que tornaria o servidor rapidamente obsoleto para guardar e processar todas as informações em um tempo adequado, fazendo com que a aplicação sofresse com lag de resposta.

Outra solução possível, seria trabalhar com “carga de dados”, ou seja, o sistema de cada empresa trabalha independente, seriam como ilhas, e periodicamente será necessário fazer a carga de dados para que possa sincronizar, receber e enviar os dados. O problema desta solução é que muitas vezes a informação demora a se tornar “visível” para todas as empresas. Relatórios de posição de estoque e vendas consolidadas não seriam confiáveis.

Também temos a solução em nuvem, que cada vez mais ganha peso em nossos dias. Solução muito boa por ser escalável e econômica, já que pagamos pelo que utilizamos. O lado ruim da solução puramente em nuvem, é a necessidade de internet constante para que o sistema ERP possa trabalhar. Como no Brasil ainda temos uma internet regular, e, em alguns pontos chegando a ser ruim, isso pode ser um problema.

 

ERP Almmati Gestor: Sincronização de dados

Para resolver estes problemas, o ERP Almmati Gestor introduziu recentemente a possibilidade de sincronizar dados entre bases, de forma “silenciosa” e permanente. Ou seja, quando houver disponibilidade de rede, os dados estarão sincronizados automaticamente.

Exemplo: As vendas da filial A serão visíveis na matriz instantaneamente, assim como as manutenções de cadastros que a matriz fizer, estarão sendo utilizadas pelas filiais.

Quando não houver disponibilidade de rede/internet, as empresas continuarão a trabalhar normalmente, e as informações ficarão aguardando o retorno da rede para que sejam sincronizadas de forma automática.

Desta forma é possível integrar unidades para que “falem a mesma língua”, receber dados estratégicos em tempo real e garantir que todos os PDV’s estejam com dados atualizados. Esta solução pode também trabalhar com um misto de soluções em nuvem com soluções locais.

 

Como podemos ajudar sua empresa?

A Almmati Sistemas possui anos de experiência em gestão de empresas. Através da nossa solução ERP Almmati Gestor, você terá acesso as mais modernas ferramentas de gestão de empresas do mercado. Pois o nosso sistema não se limita a fazer as atividades operacionais do dia a dia das empresas como emitir notas fiscais, controlar contas a receber e pagar, caixa e bancos. Vamos muito além disso! Introduzimos processos corretos para gestão da sua empresa, como: fluxo de caixa, classificações ABC, DRE, fórmulas corretas de custo e precificação de produtos, análise de rotatividade de estoque, entre tantas outras ferramentas.

Estes e muitos outros recursos para sua empresa!
Centenas de empresas confiam sua gestão nos softwares e consultorias da Almmati Sistemas.


Clique aqui e solicite uma demonstração. 
Fone: (45) 3035-3587
e-mail: [email protected]

 

Veja também:

O que os grandes autores ensinam sobre fluxo de caixa?

Série Relatórios de Gestão: Classificação ABC

6 Passos para Tornar sua Distribuidora Mais Eficaz!

DEIXE SEU COMENTÁRIO