Blog

Conferência dos Pedidos – Entregas sem falhas!

20/05/2017

Diante de milhares de produtos diferentes (SKU'S) presentes em um armazém, como garantir que sua distribuidora está entregando os produtos corretos? Este post mostra passos básicos para realizar um double check e garantir a entrega correta dos itens.

Efeitos de uma entrega ou recebimento errôneo

 

Alguma vez sua distribuidora já entregou produto errado para seu cliente?

Ou ainda, já recebeu outro produto do seu fornecedor que não foi o comprado?

Se sim, este artigo pode ser útil para você.

O nível de serviço dentro de uma distribuidora é o aspecto chave para seu sucesso. Seus clientes (empresas do varejo) geralmente já conhecem seus produtos, portanto a percepção de qualidade da sua distribuidora se dará nos aspectos relacionados aos serviços prestados como: entregas dentro do prazo prometido, preço combinado e produtos corretos. Pensando nisso, qual o impacto de entregar um produto errado para seu cliente? O resultado certamente é desastroso, sobretudo em uma época onde as empresas tentam desesperadamente diminuir seus estoques e comprar apenas o necessário para suprir a demanda até a próxima entrega, nosso tão sonhado just-in-time.

Não deve haver margem para erro quando o assunto é entrega ou recebimento correto, pois seu cliente poderá ficar sem estoque de um produto essencial, e o custo para entrega tardia do produto correto, certamente irá reduzir drasticamente seu lucro, além de afetar a imagem da sua empresa.

 

Entregas à prova de falhas!

Para criar um processo de conferência realmente eficaz, é importante contar com um bom software de gestão de armazém, como o ERP Almmati Gestor.

Abaixo vamos comentar alguns passos essenciais para alcançar êxito nesta tarefa. Alguns passos servem apenas para processo de venda/saída e outros servem para recebimento de mercadorias.

 

O primeiro passo será definir um código único para cada produto (SKU) do seu armazém. É importante que cada combinação produto/unidade/especificação possua um código próprio para que não seja confundido com nenhum outro produto. Após isso, gere as etiquetas de identificação com código de barras / QRCode / RFID para cada produto. Será importante manter este processo de etiquetação dos produtos a cada novo recebimento de cargas.

 

O segundo passo será automatizar a chegada dos pedidos. É inviável hoje, trabalhar com pedidos via bloco carbonado, fax, e-mail ou qualquer outra forma que seja necessário digitação, pois além do retrabalho, existe grande chance de erro. Lembremos a máxima de Murphy: “Se alguma coisa tem chances de sair errado, certamente sairá, e da pior maneira possível!”. Então é importante utilizar um aplicativo mobile integrado com seu software ERP, capaz de gerar os pedidos com os produtos corretos e enviá-los diretamente para seu setor de administração de pedidos.

 

O terceiro passo serve para facilitar a separação dos pedidos. Para isso deve ser registrado no software ERP todos os possíveis locais de estocagem (planta do armazém). Será necessário definir o local/locais onde cada produto será armazenado (quanto menos locais para o mesmo produto melhor). Após isso, o separador de produtos poderá contar com ferramentas mobile ou listas que o guiará para encontrar o produto.

 

O quarto passo se dará em uma área de conferência dentro do armazém, que é o destino dos produtos separados. Nesta área, será conferido os itens separados fisicamente, e, é muito importante contar com o auxílio de um software para tal trabalho. Com um pedido pendente de conferência, e todos os produtos devidamente identificados/etiquetados, é hora de fazer a leitura dos códigos (Barras/2D/RFID). Caso algum produto tenha sido separado erroneamente, o sistema irá avisá-lo visualmente do problema ocorrido. Exemplo:

 

Produto

Qtde. Vendida

Qtde. Conferida

Status

Produto A

160

160

Conferido

Produto B

230

230

Conferido

Produto AB

0

1

Inexistente na Venda

 

Conclusão

Esta dupla checagem (double check), na separação e conferência, permite uma confiança maior na entrega dos produtos. Existem muitos outros mecanismos de checagem que não foram abordados neste breve artigo. Mas como foi visto, o papel do software ERP/WMS é essencial para automatizar processos. Conte conosco para tornar seu armazém/distribuidora mais eficaz. Com know-how de anos de atuação, a Almmati Sistemas oferece soluções especialistas para a logística de produtos.

 

Clique aqui e solicite uma demonstração. 
Fone: (45) 3035-3587
e-mail: comercial@almmati.com

 

Veja também:

 

DEIXE SEU COMENTÁRIO