Blog

Um indicador que gera competitividade no mercado: a produtividade da sua distribuidora.

03/03/2017

Os indicadores de produtividade estão ligados a eficiência organizacional. Eles estão dentro dos processos e tratam da utilização dos recursos para geração de produtos ou serviços.

A volatilidade do mercado e instabilidade econômica tem estimulado as empresas na criação de estratégias que resultem em melhores resultados operacionais, os indicadores de produtividade procuram mensurar a eficiência com que a organização conduz as suas operações.

A produtividade das empresas depende da eficiência dos processos organizacionais. De modo geral as empresas são compostas por departamentos de estoque, vendas, logística, compras, finanças e administração gerencial e estratégica. Tais setores tem processos integrados e qualquer falha comprometerá o resultado final. O mapeamento e estruturação de cada atividade é de extrema importância para o alcance da desejada eficiência.

Veja abaixo algumas dicas que promovem de forma positiva a agilidade e precisão dos processos setoriais de vendas externas e logística:

  • Processo para vendas externas: o uso de uma solução móvel para prospecção e efetivação de vendas externas prevê vendedores capacitados a entender melhor o perfil de compras do cliente, realizar pedidos e orçamentos off-line, personalizar as preferências de pagamento do cliente, entre outros recursos que facilitam o bom relacionamento, informações rápidas e precisas. Pedidos manuais são demorados, geram retrabalho e tem margem de erro. Com a solução mobile a venda chega pronta para que sejam iniciados os processos logísticos.  Clique aqui e conheça outros benefícios dessa solução.
  • Processo de separação de produtos das vendas: o ideal é que o almoxarife vá somente uma vez até cada local de estoque realizar a coleta dos produtos que foram vendidos, ou seja, consolidar a quantidade vendida para separação é uma forma de economizar tempo. A proposta é que após essa separação geral sejam separados os produtos por venda individual.
  •  Processo de conferência automatizada: diminuir a margem de erro na entrega é muito importante para manter uma relação saudável entre você e seu parceiro. A conferência permite que seja identificado qualquer erro ocorrido na separação dos produtos a tempo de ser resolvido. Entregue o produto certo, na quantidade certa, na hora certa e nas condições estabelecidas com o seu cliente.
  • Processo de faturamento em lote: faturar várias vendas de uma só vez é uma excelente forma de economizar tempo. Clique aqui e saiba mais.
  • Processo de lógica de embarque: a organização dentro dos caminhões tem o objetivo de deixar mais ágil o processo de descarregamento dos volumes na entrega para o cliente. A lógica de embarque é ordenada de acordo com as regiões, cidades e zonas e orienta o carregamento de forma organizada.
  • Processo de entrega: assim como a lógica de embarque a entrega também é orientada de acordo com a posição de cada cliente no roteiro de entrega. Um dos objetivos desse processo é diminuir custos uma vez que o roteiro guiará o entregador sobre a melhor ordem a ser seguida.
  • Processo de retorno: cabe aos envolvidos no processo de entrega darem um feedback sobre as entregas realizadas e com base em relatórios fornecidos pelo sistema fazer o acerto financeiro. Também é neste momento que se necessário são realizadas devoluções de mercadorias e outros ajustes.  

 

Com know-how de anos de atuação na área de distribuidoras, desenvolvemos um módulo exclusivo onde todos os processos da distribuidora podem ser automatizados em uma única tela. Os usuários serão facilmente guiados a cada processo, e cada processo com recursos e relatórios próprios. Desta forma, mesmo em um volume grande de pedidos, a chance de erros será drasticamente reduzida e certamente contará pontos para fidelização do seu cliente.

A automatização de processos reduz significativamente o tempo focado em atividades operacionais. Para isso, os processos da organização precisam estar alinhados e bem estruturados. Tempo é um recurso valioso dentro das empresas, otimize-o.

Integre ao seu sistema os principais processos da empresa, diminua a margem de erros e crie indicadores de desempenho para acompanhar a evolução dos processos.

 

Clique aqui e assista um vídeo sobre ERP Almmati Gestor para Distribuidoras.

Clique aqui para mais informações.

 

Entre em contato e solicite uma demonstração!
Fone: (45) 3035-3587
e-mail: [email protected]

DEIXE SEU COMENTÁRIO