06/02/2017
A administração do estoque requer máxima atenção dos gestores. Com níveis ideais de estoque, a empresa terá maior equilíbrio financeiro e econômico. Para uma gestão de estoque eficiente é preciso se utilizar de regras e políticas claras, fórmulas e metodologias já testadas no mundo corporativo.
O que é rotatividade de estoque?
É um indicador de desempenho de estoque que informa a quantidade de vezes que o estoque de cada produto foi renovado dentro de um intervalo de tempo.
E para que serve o indicador de giro de estoque?
Como gerar a análise de giro de estoque e qual o cálculo realizado?
Encontra-se disponível no software ERP Almmati Gestor o relatório 403 – Giro de Estoque. Para que este relatório seja eficaz e demonstre a realidade, é necessário o controle correto de unidades em estoque do(s) produto(s) desejado(s) no período analisado.
O relatório é composto de resultados individuais por produto e dispõe de diferentes filtros possibilitando uma busca mais refinada.
Fórmulas:
Veja abaixo uma simulação com o produto PACOTE DE RAÇÃO ADULTO 12 KG.
- Período de análise: 01/10/2016 a 15/11/2016 (45 dias)
Cód 1742 – Pacote Ração Adulta 12 KG
Conclusões:
• Estoque médio: 13,5 unidades foi o estoque médio mantido pela empresa analisando dois períodos de tempo únicos 01/10 e 15/11 (saldo de estoque inicial e final). Refere-se ao nível médio em torno do qual as operações de consumo e compra se realizam. As unidades que foram movimentadas entre este período serão contabilizadas na fórmula de rotatividade como quantidade vendida.
• Consumo médio: 2,27 refere-se a demanda média por venda, ou seja, cada venda realizada pela empresa no período teve em média 2,27 unidades do produto.
• Rotatividade: significa que o estoque do produto foi renovado em 1,85 no período, ou seja, o estoque total que a empresa mantinha foi vendido e resposto uma vez e da segunda parte total do estoque, 0,85 foi renovado restando 0,15 dos itens na prateleira.
Reflexões:
É importante unir resultados de diferentes ferramentas de gestão para tomada de decisões, como a gestão de compras por revisão periódica de estoque (relatório 803) classificação ABC (relatório 600) comparação entre períodos (relatório 613) análise de vendas (relatório 616), entre outros.