Blog

Chefes Tem Problema de Audição!?

10/01/2017

No primeiro dia de aula com cada turma, sempre apreciei um bate papo com as pessoas, compreender o perfil e expectativas de cada um. Uma das minhas perguntas favoritas como professor e também como entrevistador é “Qual foi a última ideia que você sugeriu em seu ambiente de trabalho e que foi aceita e executada?”.
 

Com alguns anos de experiência, ouvi centenas de respostas, mas uma resposta em especial começou a se repetir demais e chamou minha atenção. Esta resposta era algo como “eu já sugeri várias ideias, mas não adianta, meu chefe não faz nada...”.
 

Em contrapartida, em contato com vários empresários que estão na posição de liderança, um comentário também é muito comum: “Tudo depende de mim, como é difícil achar pessoas geradoras de ideias e pró-ativas!”.
 

O que aparentemente é uma contradição, consegui entender melhor através de outra pergunta realizada para os mesmos alunos/entrevistados: “Cite uma sugestão específica para melhorar algo na sua empresa atual”. A maior parte das respostas era algo como: “Aumentar as vendas”, “Organizar melhor o ambiente de trabalho” ou ainda “Treinar mais os funcionários”, etc.
 

E aqui começamos a nossa reflexão!
 

Ninguém quer uma sugestão pela metade, vaga e generalista. Se você quer que alguém ocupado te ouça com atenção e siga sua ideia, é necessário trabalhar com FATOS e DADOS, ninguém consegue ignorar fatos e dados por muito tempo. As sugestões devem ser específicas para resolver um problema específico. É tolice dar uma ideia para “aumentar as vendas” sem refletir em COMO fazer isso.
 

Outro aspecto não menos importante é sentir o “timing” para sugerir algo, ou seja, escolher o momento mais adequado para fazer isso. Quantas ideias legais mas na reunião errada?  Com as pessoas erradas?
 

Sentir o momento correto, envolve um pouco mais de experiência na empresa em que trabalha, e, como diriam os filósofos gregos, agir com sabedoria. Mas apenas para desenvolver a estrutura de uma ideia e torna-la mais viável, existem diversas técnicas que podem ajudar neste processo de amadurecimento, uma delas é a técnica 5W2H, que coloca uma ideia sob os seguintes questionamentos:
 

O que será feito (etapas)? (What)

Por que será feito (justificativa)? (Why)

Quem vai fazer (responsáveis)? (Who)

Quando será feito (prazos)? (When)

Onde será feito (local)? (Where)

Quanto custa fazer (custo)? (How Much)

Como fazer (execução)? (How)

 

Enfim, se sua ideia ou sugestão passou por estes questionamentos e está apoiada em Fatos e Dados, existe uma grande chance do seu chefe começar a recuperar a audição que até então estava “defeituosa”.
 

Alan Alves

Bacharel em Sistemas de Informação. MBA Gestão Empresarial

DEIXE SEU COMENTÁRIO